Compras, comunicação, informação, serviços e entretenimento, são apenas algumas das funções da internet utilizadas todos os dias pelos milhões de usuários. Essas funcionalidades fizeram com que o digital se tornasse um grande aliado do marketing, impulsionando o crescimento de oportunidades no mercado das agências de marketing digital. Para que você entenda melhor as possibilidades e o impacto que essa publicidade pode trazer, a Tinpix Digital, selecionou 2 cases de sucesso, que mostram como que é possível ganhar visibilidade e engajamento da marca através das ações digitais.

 

A história da Netflix

A empresa Netflix foi criada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph. Inicialmente, a empresa alugava filmes e seu diferencial era que o cliente poderia receber o produto em casa. Após alguns anos, a Netflix passou a pensar em outras formas de entregar os programas aos clientes, e então em 2007 se inicia o serviço streaming. A empresa foi crescendo e se tornando o que é hoje! Em 2018, a Netflix fechou o ano com 139 milhões de assinantes.

 

Marketing digital da Netflix

Uma das últimas propagandas da Netflix Brasil foi o post de Marta Silva, jogadora brasileira de futebol feminino. A publicação dizia que a atleta iria dedicar mais tempo à sua família esse ano, já que família vem em primeiro lugar. Após a leitura, os seguidores da jogadora cogitaram a possibilidade de Marta se aposentar e seus seguidores demonstraram todo o tipo de reação, desde apoio a desespero pela possibilidade de aposentadoria da atleta.

 

 

Entretanto, na realidade era parte da divulgação da Netflix Brasil para divulgar sua nova série “The Umbrella Academy”, e em seu post seguinte a jogadora diz que irá dedicar mais tempo à família, mas que não largaria seu super poder de jogar bola. Nesse mesmo post podemos ver o vídeo que a Netflix fez para sua divulgação. A série é sobre uma família que possui super poderes e Marta representa parte da família com seu super poder de jogar bola. Além de deixar os seguidores curiosos, conseguiu surpreender a todos que não imaginariam essa associação da jogadora com a Netflix.

 

 

No dia 26 de fevereiro, a Netflix lançou um vídeo de carnaval com a ex-globeleza, Valéria Valensa que dança samba sobre maratonar séries durante o carnaval. Duas horas após a postagem do vídeo, já possuía mais de 90 mil de visualizações.

A Netflix está sempre em contato com seus clientes, se aproximando, conquistando a amizade e confiança, trazendo boas experiência a eles e o principal, se preocupa em saber a opinião de seus seguidores. A empresa aproveita o mundo digital para saber se seus assinantes estão satisfeitos, saber quem realmente é seu público e dessa forma consegue fazer marketing mais assertivo para seus clientes como os casos acima.

 

Agências de marketing digital

 

 

 

 

 

 

 

A história da empresa Airbnb

A Airbnb começou a partir de uma ideia que Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia tiveram quando ainda estavam estudando na faculdade, em uma noite criaram o site da marca Air Bed and Breakfast (Airbnb), separam 3 colchões de ar e alugaram o espaço com o intuito de usar o dinheiro para pagar o aluguel do apartamento. Após verem que havia dado certo, resolveram arriscar, e em 4 anos o Airbnb se tornou uma das maiores empresas de hospedagem.

Hoje, 11 anos após a criação, o Airbnb se expandiu. É uma empresa que disponibiliza em sua plataforma a possibilidade de algum anfitrião publicar um anúncio com fotos, valor do lugar que planeja alugar e a disponibilidade de dias. Segundo o site da Airbnb, (link) a empresa fechou o ano de 2018 contabilizando 3,8 milhões de chegadas de hóspedes no Brasil, crescimento de 71% se comparado ao ano de 2017.

 

Marketing do Airbnb

A Airbnb quer passar sensação de hospitalidade e conforto, cada viagem é incrível e única. Um dos vídeos divulgados nas redes sociais da empresa é sobre como as fotos do anúncio não conseguem passar o que é realmente a experiência da estadia. Nesse vídeo temos uma anfitriã afirmando que as fotos não podem passar os aromas do local, os sons e que a realidade é muito mais interessante do que apenas o anúncio. Com esse marketing, é possível instigar mais as pessoas por querer conhecer, adquirir experiências novas.

 

Milhares de pessoas se hospedam todos os dias com o Airbnb. Experimente um novo jeito de viajar. Pode entrar.

Posted by Airbnb on Sunday, July 22, 2018

 

Além desse vídeo, foram publicados mais 4 durante a campanha “Pode Entrar” no final de 2018, e um deles se chama “Abra Sua Porta para a Diversidade”, onde mostra durante o vídeo um casal homoafetivo que dizem procurar se identificar com o local antes de alugar, como se sentem viajando, conhecendo outros lugares e adquirindo novas experiências. O intuito do vídeo foi acoplar as pessoas à diversidade. A campanha “Pode Entrar” foi publicada nas redes sociais da empresa, além de anúncios no youtube.

A ideia proposta pela empresa foi passar o mundo de sensações que as hospedagens poderiam trazer à vida das pessoas, e por ser um serviço online, acertaram em cheio em vincular seu produto através dos meios digitais.

Existem diversas formas de abordagem no marketing digital, ser criativo e conhecer seu público são fatores essenciais, além disso, é importante para determinar qual linguagem e veículo de comunicação usar para um marketing assertivo.