Passo a passo de como criar um aplicativo bem estruturado

É fundamental entender as etapas do desenvolvimento de um aplicativo para produzi-lo com alta qualidade e excelente funcionamento, seguindo essas dicas, o sucesso de seu lançamento será garantido

Segundo a App Annie, o mercado de aplicativos poderá movimentar US$ 139 bilhões até 2021. Com esse crescimento, é possível concluir que o faturamento com a criação de aplicativos é grande, principalmente se o empreendedor desenvolve um aplicativo bem estruturado que possui qualidade e inovação para seus usuários. Investir em um aplicativo implica em aumentar as vendas, adquirir uma nova plataforma de marketing, aumentar a comunicação e fidelidade de seus clientes.

Para a criação de um aplicativo bem elaborado, é importante ter conhecimento sobre cada etapa de desenvolvimento até a finalização do projeto, por isso selecionamos as principais etapas e como funcionam.

como criar um aplicativo

A ideia do projeto deve ser vendável

O aplicativo se inicia na ideia, que precisa ser viável. É essencial pesquisar um público que possui interesse na utilização do seu aplicativo, e certificar se já não existe algum programa que forneça as mesmas funções que o investidor quer desenvolver. Com essas apurações, o empreendedor terá uma ideia de como o mercado está e entre uma informação e outra pode amadurecer sua ideia e aperfeiçoá-la. Para obter um direcionamento mais concreto, é recomendável buscar auxílio de profissionais com experiência em lançamentos de aplicativos. A Tinpix fornece, gratuitamente, essa consultoria.

Wireframe, o protótipo do aplicativo

Nessa etapa, começa-se a montagem da interface do aplicativo, que irá determinar os locais dos botões clicáveis e onde os textos e imagens serão inseridos. Nesse momento é feito o esqueleto do projeto, não possuirá cores ou contornos, é apenas para se organizar o conteúdo do programa. O investidor pode contribuir com ideias para a estrutura e o profissional se encarregará de organizar as ideias do empreendedor juntamente à uma estrutura adequada. O objetivo dessa fase é visualizar o aplicativo, como um planejamento.

Com a conclusão do wireframe, o empreendedor pode visualizar a estrutura de seu software, e fazer ajustes se necessário. É importante ressaltar que com o esqueleto aprovado, mesmo que possua alguns ajustes posteriormente, se o investidor quiser uma mudança muito grande, implicará em atraso na data de entrega do aplicativo, então analise essa etapa com muita calma e atenção.

Design, trazendo cores e autenticidade ao aplicativo

Com o wireframe concluído, iniciamos a customização do aplicativo. Para o design do aplicativo, é feito um estudo de acordo com os objetivos e públicos-alvo do segmento do software. Dessa forma é possível definir, de maneira assertiva, as cores, fonte e formatos que o aplicativo terá. Após a conclusão, o idealizador do aplicativo dará “ok” para continuidade do projeto. Esta é uma fase muito importante, visto que, a aparência do projeto será um atrativo para o usuário.

Programação do aplicativo

Com a finalização do wireframe e design, o aplicativo deverá passar pela etapa de desenvolvimento, ou em outras palavras a programação. Essa parte é muito importante, pois o desempenho e funcionamento do aplicativo dependerá da qualidade dessa etapa.

O desenvolvimento é a principal etapa de criação de um aplicativo, pois é aqui que o produto ganhará vida. Por esse motivo, não a deixe em segundo plano. Muitas vezes é uma etapa subestimada, em preço e força de trabalho, mas ela é peça chave para o sucesso do projeto.

Publicação e testes

Com o aplicativo criado, chegamos à fase de testes. Neste momento, deve ser analisado o funcionamento e desempenho do programa. Assim, podem ser feitos ajustes se necessário. É possível acontecer de alguns botões clicáveis não estarem funcionando ou alguma página com mau desempenho. Os testes irão garantir que todo o reparo seja feito, com o objetivo de atribuir ao usuário uma boa experiência no aplicativo.

Em seguida, realiza-se a fase beta: quando temos usuários utilizando o programa. É aconselhável pedir a pessoas que tenham interesse no conteúdo do programa que detalhem sua impressão sobre a funcionalidade do aplicativo para, quando chegar o momento do lançamento, evitar falhas.

Lançamento

Com a ideia concreta, a estrutura bem planejada, a programação funcionando corretamente e o design interagindo com as páginas do aplicativo, o lançamento poderá ser feito.

Por fim, é importante pensar posteriormente em novas atualizações e evoluçõs para atrair cada vez mais clientes em busca de novidades.

Tem mais alguma dúvida em como criar um aplicaivo? Ou tem uma ideia e gostaria de opinião de profissionais para auxiliá-lo? Fale com a gente! Nosso time é composto por especialistas que poderão auxiliá-lo desde as ideias iniciais até a finalização do projeto.

Quer uma avaliação gratuita?

Deixe seus dados abaixo para que possamos avaliar com cuidado as suas necessidades e demonstrar o que podemos fazer pelo seu negócio =)

Obrigado pelas informações! Em breve responderemos ao seu contato. =D