Desenvolvimento de aplicativos: como saber se é viável?

Para o desenvolvimento de aplicativos é necessário saber se o projeto possui viabilidade, entenda os fatores que garantirão essa confirmação

Para todo investimento é importante saber a viabilidade do projeto, inclusive para o desenvolvimento de aplicativos. Existem algumas etapas para determinar se o investimento possui um público interessado no produto, e até mesmo se será possível obter retorno. Portanto, para entender tudo o que precisa ser analisado e concluir a viabilidade de um aplicativo a Tinpix, uma das empresas que fazem aplicativos, separou os tópicos mais importantes para essa pesquisa.

Faça pesquisas e crie diferenciais

Antes de qualquer tomada de decisão, é necessário pesquisar se existem aplicativos com a mesma função que seu projeto desempenha, e se existir será necessário pensar em um diferencial ou focar em outra ideia. Caso não tenha algum com o mesmo objetivo, é interessante pesquisar os concorrentes, ou seja, projetos que tenham o mesmo tema ou o mesmo público e analisar se esse segmento possui um mercado.

Estude seu cliente e torne seu projeto assertivo

Além de os aplicativos serem feitos com um objetivo, também são feitos para um público específico, portanto, é muito importante ter em mente para quem se está criando esse programa e, ademais, pesquisar sobre o interesse desse público, se querem um programa com o mesmo tema que pretende desenvolver. Achismos são arriscados, é perigoso não ter a plena certeza de que sua ideia é interessante, e que possui um público que precisa desse solucionador. Dessa forma, o aplicativo passa a ter valor para o mercado.

Procure feedbacks para oferecer maior experiência ao usuário

O feedback é sempre importante antes e depois do desenvolvimento de aplicativos. Contudo, na criação é importante perguntar para as pessoas o que esse público espera de um aplicativo com a sua proposta e a partir das respostas a ideia estará mais clara. Além disso é possível que, com esse feedback, o investidor molde novos detalhes que não havia pensado, mas que podem ser essenciais para a experiência do usuário.

Planejamento financeiro é o pilar do projeto

É importante fazer todo o planejamento financeiro em torno do orçamento do aplicativo. Além disso, é preciso pensar no marketing digital, responsável por aumentar o número de usuários e consequentemente os downloads que é, certamente, a finalidade do investidor.

Portanto, o empreendedor deve estar preparado tanto para o desenvolvimento do aplicativo, quanto para o marketing e muito possivelmente manutenção e aprimoramento do projeto. Planejando todos os pontos essenciais, é possível estar preparado para todas as etapas do planejamento, criação e lançamento do aplicativo.

Sua empresa está pensando em criar um app? Gostaria de opinião de profissionais em desenvolvimento de aplicativos, para auxiliá-lo? Fale com a gente! Nosso time é composto por especialistas que poderão auxiliá-lo desde as ideias iniciais até a finalização do projeto.

Quer uma avaliação gratuita?

Deixe seus dados abaixo para que possamos avaliar com cuidado as suas necessidades e demonstrar o que podemos fazer pelo seu negócio =)

Obrigado pelas informações! Em breve responderemos ao seu contato. =D