E-commerce ou Marketplace, qual plataforma certa para gerar um melhor faturamento?

E-commerce ou Marketplace? Enquanto o E-commerce proporciona autonomia e aumento de vendas através de uma plataforma que não possui uma competição direta, o Marketplace possibilita começar com pouco investimento.

No concorrido mercado de vendas, o mundo virtual tem se expandido e se tornado forma de compra de milhares de Brasileiros. O comércio em plataformas digitais se tornou um investimento com alta rentabilidade, por ter alcance mundial, flexibilidade, por não possuir a necessidade de o empreendedor estar 100% do tempo online, e formas novas e alternativas de potencializar suas vendas.

Muitos empreendedores estão se lançando nesse lucrativo negócio de vendas virtuais. As maiores e mais conhecidas são o e-commerce e o marketplace, mas para iniciar seu negócio online, é importante conhecer as características de ambas lojas virtuais, dito isto, foram selecionados abaixo as principais diferenças em ambas plataformas.

Antes de seguirmos adiante sobre as diferenças entre e-commerce e marketplace, é necessário entender o conceito de cada uma das plataformas.

e-commerce ou marketplace

O conceito

A plataforma virtual marketplace é, como já diz o nome, um shopping, onde há diversas lojas nas quais os clientes podem comparar os preços e comprar de diversos vendedores. Os mais famosos no Brasil são Mercado Livre, Submarino e Amazon.

Já o e-commerce é uma loja exclusiva, onde os produtos disponibilizados no site pertencem a um mesmo vendedor. Por exemplo, o site que a empresa de design Tinpix projetou: Paula Ferber.

Flexibilidade

O e-commerce proporciona maior flexibilidade e liberdade, visto que é possível criar uma identidade visual, nome da empresa com logotipo, modo de pagamento, design e tudo o que a criação de uma marca implica. É por intermédio desses fatores que a empresa se diferencia das demais e consegue estabelecer credibilidade, confiança e reconhecimento no mercado. Se o consumidor teve uma boa experiência na loja virtual, é possível que ele volte e compre novamente.

Já no marketplace, a marca que o cliente busca é a do shopping e não de cada loja individual que atua naquele mercado. Portanto, se para o consumidor não existe diferença, o objetivo da compra estará visando anúncios com o preço mais acessível e não por credibilidade e nome que uma marca possui.

Competição

No marketplace existem centenas de lojas e muitas delas possuem o mesmo segmento de atuação. Quando o cliente pesquisa um produto, aparecem diversos vendedores fornecendo esse produto, um abaixo do outro, evidenciando uma competição mais acirrada.

Com o e-commerce, o cliente possui apenas seus produtos dentro do site, portanto a possibilidade de venda é maior.

Customização

No e-commerce é possível, como foi dito no primeiro tópico, criar a identidade visual e de design, que são um atrativo e diferencial para o cliente. Uma boa aparência, descrição e cuidado com a fotografia do produto são importantes para a conversão de leads para vendas.

Na plataforma do marketplace não é possível fazer modificações e customizações. O design é escolhido pelo shopping virtual e todas as lojas são padronizadas, o que pode ser um diferencial e fator decisivo para a realização da compra é a comparação de preços e a reputação que o vendedor tem, ou seja, se em compras anteriores, o produto foi entregue em bom estado e dentro do prazo de entrega.

Visibilidade

Uma das maiores vantagens do marketplace é sua credibilidade, que possibilita maior chance de visualização a partir do primeiro dia em que se anuncia algum produto. Ademais, só após a venda, o marketplace cobra sua comissão. Dessa forma o shopping virtual proporciona menos riscos ao vendedor, que precisará pagar apenas quando vender.

Já com o e-commerce é preciso tempo e divulgação para que a loja fique conhecida. Não é esperado que a marca possa vender muito no início. Em relação aos clientes, levará mais tempo para conquistá-los, entretanto, uma vez fidelizados, a chance de perderem para a concorrência diminui.

Uma característica importante é que a venda através do e-commerce não precisa de um intermediador, portanto o contato da marca com o cliente é mais próximo.

Marketing

Neste tópico existem vantagens e desvantagens para ambas as plataformas. No marketplace, quem faz a parte de divulgação é o próprio shopping virtual, isto é, o vendedor não precisa arcar com custos para investir em publicidade, mas também não pode opinar ou decidir qual o melhor método ou em qual meio de comunicação será divulgado. Ademais a propaganda feita pela plataforma é para o marketplace, não necessariamente para a venda específica do seu produto.

Já com o e-commerce fica a critério do empreendedor decidir qual o melhor meio para propagar sua marca, além de ele arcar com as despesas desse serviço. Porém, o marketing será diretamente ligado ao nome da empresa e a seus produtos, garantindo que os clientes venham especificamente para sua loja.

Autonomia

Como o vendedor do shopping virtual é como se fosse um colaborador, não possui controle nem autonomia sobre os resultados.

Já no e-commerce, o empreendedor tem o controle sobre cada venda, anúncio e maior contato com o cliente, tornando a comunicação entre o vendedor e o cliente facilitada.

Investimento

É preciso investimento na plataforma e-commerce. Já a rede marketplace dispensa despesas iniciais. No entanto, com e-commerce em andamento e obtendo lucro, não é preciso fornecer comissão para o shopping virtual em cada venda realizada.

Em suma: E-commerce vs Marketplace

É fundamental determinar seu objetivo. Para abrir um e-commerce, é necessário um investimento inicial, mas proporciona autonomia, reconhecimento, sua própria identidade e controle de suas vendas.

Para abrir uma loja no marketplace, não é preciso gasto inicial, além da compra do produto. Contudo é necessário conceder uma porcentagem para a plataforma a cada venda.

Por fim, lembre-se de que é possível usufruir da vantagem de ambas, pois pode anunciar seus produtos nas duas plataformas e expandir suas vendas.

Quer uma avaliação gratuita?

Deixe seus dados abaixo para que possamos avaliar com cuidado as suas necessidades e demonstrar o que podemos fazer pelo seu negócio =)

Obrigado pelas informações! Em breve responderemos ao seu contato. =D