O que é ASO – App Store Optimization?

App Store Optimization é a melhor estratégia para aumentar visibilidade de aplicativos

ASO – App Store Optimization (otimização de lojas de aplicativos) é a melhor estratégia para aumentar visibilidade de aplicativos, de modo que atraia mais pessoas e consequentemente aumente o número de downloads de maneira orgânica.

Contamos hoje com a Google Play e a Apple Store como lojas de aplicativos e estar posicionado entre os milhões de aplicativos presentes na galeria dessas lojas é vital para atrair novas pessoas interessadas na categoria do seu aplicativo.

As duas lojas possuem diferenças, mas seus algoritmos funcionam de forma similar, de modo que selecionam os melhores aplicativos por meio de critérios pré-estabelecidos e os selecionam para ser posicionados na página de buscas.

Essa seleção é feita através de pontos, que são emitidos para cada otimização que o aplicativo tem.

Vejamos a seguir algumas dessas otimizações:

Palavra-chave

Ao buscar por aplicativos, os usuários de smartphone dificilmente procuram pelo próprio nome do aplicativo, mas sim, por termos de categorias dentro do que ele procura, como “delivery de comida”, “apps de educação”, “mapas online”, “editor de fotos”, dentre outros.

Portanto, é importante escolher bem as palavras-chave que irá utilizar em seu aplicativo para que ele possa ser encontrado em resultados de buscas desses termos.

Título

O título é a primeira informação que o seu aplicativo exibe aos usuários em suas buscas. Portanto, é importante elaborar um título que seja viável aos usuários interessados na sua categoria, de modo que o título faça sentido com o que o seu aplicativo oferece e convide-o para visualizar o seu app na loja.

Se o seu aplicativo é uma agenda, por exemplo, ter esse nome no título faz com que ele seja encontrado mais facilmente pelos usuários.

Descrição

A descrição do seu aplicativo é o convite que fará com que o usuário desperte a curiosidade para realizar o download. Ser direto e objetivo, de modo que a descrição apresente o que o seu aplicativo oferece ao usuário de modo persuasivo é uma ótima estratégia para direcionar o usuário ao botão de download.

Imagens

Com certeza você já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras. Isso também se aplica na hora de elaborar a sua estratégia de ASO. . De nada adianta produzir um bom aplicativo, elaborar um título atraente e uma ótima descrição se a imagem do seu aplicativo não for relevante e atraente ao usuário.

Categorização

Todos os pontos mencionados até aqui devem ser diretamente ligados a categoria do seu aplicativo.

Categorizar o seu aplicativo em um ou mais segmentos e ele fugir da proposta faz com que o seu aplicativo seja rebaixado em pontuação, tanto pelas lojas de aplicativos quanto pelos usuários, e as baixas pontuações faz com que o seu aplicativo tenha uma posição bem abaixo no rank das lojas.

Além do mais, seu aplicativo é uma das suas ferramentas de marketing digital, e proporcionar uma experiência ruim aos usuários pode afetar toda a sua estratégia ou até mesmo a imagem da sua empresa.

Pontuações e comentários dos usuários

Sempre que visitamos um aplicativo com uma pontuação baixa e comentários ruins, rapidamente deixamos a página daquele aplicativo e partimos para um aplicativo concorrente. Afinal, se a experiência dos usuários não foi boa, comigo dificilmente será diferente.

Ter boas pontuações e bons comentários dos usuários que usam o seu aplicativo é mais um ponto crucial para que novos visitantes façam o download do seu aplicativo.

Ter boas pontuações e bons comentários dos usuários que usam o seu aplicativo é mais um ponto crucial para que novos visitantes façam o download do seu aplicativo.

Além disso, os algoritmos também observam isso e pontuam os aplicativos, de maneira boa ou ruim.

Ao criar um aplicativo, aposte na experiência do usuário. Esteja sempre atento ao desempenho do seu aplicativo nas lojas e se algo não sair de acordo, causando uma experiência ruim e uma pontuação ou comentário negativo, resolva a questão rapidamente.

Prestar atendimento e responder as questões o mais rápido possível leva uma imagem positiva, de modo que você mostra ser prestativo e se preocupa com a experiência dos usuários.

Todos os pontos mencionados acima são pensados na experiência do usuário e é exatamente assim que as lojas pensam também. Afinal, elas querem sempre oferecer os melhores aplicativos e experiências aos usuários.

Conteúdo produzido por Douglas Amaro, Growth Hacker na Ideal Marketing.