As empresas que trabalham com Marketing Digital esperam que suas estratégias sejam o suficiente para trazer algum retorno, porém em alguns casos isso não acontece. É neste momento que todas as campanhas são repensadas e mudanças são feitas para entender o porquê o objetivo não foi atingido.

Pode parecer simples, mas o Marketing Digital possui as suas próprias armadilhas. São pequenos detalhes, inovações ou investimentos que precisam ser olhados com calma para não cometer nenhum erro.

Pensando nisso, a Tinpix Digital vai destacar abaixo os maiores erros de Marketing Digital.

1 – Insistir em Outbound Marketing e não conhecer o Inbound Marketing

O marketing sempre está em processo de inovação, não dá para apostar nas mesmas estratégias de anos atrás. O Outbound Marketing é um desses métodos que ficou ultrapassado e tornou-se pouco eficiente. Sua forma de trabalho é invasiva e vista na publicidade em TV, revistas, outdoors, etc.

Já o Inbound Marketing é diferente, ele tenta ser útil ao público produzindo conteúdo atualizado e sendo solicito. Dessa forma é criado uma relação com o cliente que virá até a empresa sozinho.

2 – Não acreditar no potencial do E-mail Marketing

O e-mail pode ser uma boa plataforma para a comunicação com o público, diferentemente da produção de spam. A ideia não é sobrecarregar a caixa de e-mails com propagandas todos os dias, pois isso não funciona! O objetivo é trabalhar com a diferenciação, menos automático e destacando o conteúdo da empresa em uma frequência regular.

3 – Não investir no site da empresa

Apesar de ser um erro comum no Marketing Digital, as redes sociais não substituem a importância do site. Ele continua sendo a principal maneira do público encontrar a empresa com informações, contato e conteúdo. Os visitantes do site têm grandes chances de se tornarem clientes com as ações certas.

Apesar de ser um erro comum no Marketing Digital, as redes sociais não substituem a importância do site.

A Tinpix escreveu o artigo “O que é imprescindível para sua empresa ter um site eficaz?”

onde detalha mais sobre a importância de garantir o seu lugar na web e o que não pode faltar nele para que as estratégias tragam resultados.

4 – Não mensurar os resultados

Para saber quais campanhas estão atingindo os resultados desejados e se destacando mais, por exemplo: um post nas redes sociais ou um call to action no blog, é necessário mensurar os resultados. O Google Analytics é uma excelente ferramenta que ajuda nisso, analisando o alcance dos conteúdos.

5 – Não conhecer suas personas

As empresas precisam conhecer os seus potenciais clientes e assim definir suas estratégias. Um dos maiores erros no Marketing Digital são as empresas quererem atingir públicos aleatórios. Existe um perfil de cliente e o que ele espera da empresa. Querer atender todas as demandas é não conseguir excelência em nenhuma.

Alguns outros erros como, falta de conteúdo relevante e promoção do mesmo, não acompanhar os concorrentes e a ausência de investimento em mecanismos de busca, por exemplo SEO, também afetam a qualidade do Marketing Digital e seus resultados.

É uma atividade que exige atenção constante, mas quando bem feita é certeira em seus resultados, sejam eles vendas, leads, acessos ou engajamento.