Os smartphones já deixaram de ser simples acessórios e tampouco são usados apenas para chamadas ou envio de mensagens. O crescimento acelerado da tecnologia para o mercado dos dispositivos móveis acompanhou também o rápido crescimento da demanda dos usuários de aparelhos celulares.

Por isso hoje, os aplicativos fazem parte de todas as horas do dia, sem distinção de classe, gênero ou localização. As empresas desenvolvedoras de aplicativos aumentam em número e brigam para acompanhar as tendências do mercado, pois estar atento a necessidades do consumidor é princípio básico para sobreviver.

Preferência do usuário

As redes sociais ainda são as mais utilizadas nos aplicativos. Uma pesquisa realizada pelo portal Mobile Time, mostra que 4 em cada 5 dos aplicativos mais presentes nos smartphones são do americano Marc Zuckerberg, entre eles: WhatsApp, Facebook, Instagram e Facebook Messenger. No quinto lugar está o Uber, aliás o Uber está em segundo lugar nos aplicativos mais utilizados para comprar produtos e contratar serviços, perdendo apenas para o Mercado Livre.

Inteligência Artificial

A AI (inteligência artificial) vai dominar o mercado de aplicativos. “A interatividade e a mobilidade são vantagens que os aplicativos trouxeram ao usuário e só tende a crescer cada vez mais” comenta Saulo Ferreira, CEO da Tinpix Digital, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aplicativos. De acordo com Saulo, o uso dos bots, softwares simuladores de ações humanas, tende a se firmar efetivamente em 2018.

Realidade Aumentada

Embora mais atuante no mercado dos games, a Augmented Reality (Realidade Aumentada) também desperta a atenção das empresas de desenvolvimento. Depois do grande sucesso de Pokémon GO, que bateu recordes de downloads, os desenvolvedores de aplicativos apostam na AR como estratégia de negócio. O mercado imobiliário, por exemplo, já utilizam essa tecnologia para simular o resultado final de imóveis ainda em construção.

Utilidade Pública

As eleições estão aí e muitos problemas das cidades ganham espaço nas mídias e Redes Sociais

As eleições estão aí e muitos problemas das cidades ganham espaço nas mídias e Redes Sociais, esse é uma bela oportunidade para o empreendedorismo no mercado mobile. Aplicativos como itinerário do transporte coletivo, aplicativos de utilidade para conserto de calçadas, ruas e avenidas, poda de árvore e etc. são grandes ideias para emplacar nas lojas de downloads.

Também há uma grande tendência relacionada a mão de obra especializada no desenvolvimento de apps para cursos e graduações. Muitos jovens tem buscado a área de tecnologia como profissão e nada melhor que um aplicativo para incentivar essa demanda a compreender melhor suas aspirações.